Leitura bíblica: Salmo 80.7-19
Leia o texto bíblico aqui: www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=71
Destaque: Faze com que prosperemos de novo, ó Deus Todo-Poderoso! Mostra-nos a tua misericórdia, e seremos salvos. (v.7)
Prosperidade...
O final do ano vem chegando e a velha mensagem vai surgir de novo: “Próspero ano novo”. Prosperidade tem a ver com felicidade, ser afortunado, ter êxito, melhorar ou desenvolver.
O pedido do salmista revela a situação nada próspera do povo de Israel que se vê dominado e destruído pelos inimigos. A situação é semelhante à de muitas pessoas que estão desesperadas, são vítimas da violência ou estão dominadas pelos vícios que afetam famílias inteiras.
Onde está Deus nesse momento? Por que isso acontece comigo?
O salmista se refere ao povo de Israel como uma parreira plantada pelo SENHOR Deus, viçosa e próspera. Agora a situação é outra. Teria Deus abandonado tal parreira, seu próprio povo escolhido? Volta para nós, ó Deus Todo-Poderoso! Lá do céu olha para nós; vem e salva a tua parreira. (v.14) Esta não é uma indicação do abandono de Deus, mas as conseqüências do povo que rejeitou o SENHOR Deus.
É cômodo tentar achar um culpado ou justificar os problemas. O salmista aponta para um outro caminho: o arrependimento. Então, vem a promessa do povo: Não nos afastaremos de ti outra vez. (v.18a)
Prosperidade é uma necessidade que vai além do mundo material e invade o espiritual, pois o pecado destruiu a imagem e semelhança de Deus no ser humano. O termo “prosperidade” significa “restauração”, ou seja, uma volta ao que era antes, reparar o que foi destruído. O pecado destrói as pessoas.
Faze com que prosperemos de novo, ó Deus Todo-Poderoso! Mostra-nos a tua misericórdia, e seremos salvos. (v.7) Jesus Cristo restaurou o que o pecado humano destruiu, fazendo com que a humanidade fosse reconciliada com o SENHOR Deus e assim, tivesse acesso à verdadeira prosperidade que se recebe nos meios da graça (Palavra e Sacramentos).
O povo está afastado disso? Você está desfrutando dessa prosperidade antecipada por Deus nesses meios da graça?
Jesus Cristo deu sua vida e conquistou a prosperidade de Deus para nós. Agora perdoados, não nos afastemos da prosperidade de Deus que é oferecida de graça e por graça. O povo em comunhão com Deus nos meios da graça é próspero desde agora e para a eternidade.
Pastor Jacson Junior Ollmann
Legal !
ResponderExcluir