Leitura bíblica: Jó 34.4-18
Destaque: “Na verdade, o Deus Todo-Poderoso não faz o mal e não é injusto com ninguém. ” (v.12)
Justiça injusta?
Reclamar por justiça ou questionar um veredicto da justiça é algo que acontece freqüentemente. Afinal de contas, quem está com a razão? Quem é que diz o que é justo e direito? Em muitos casos, se pratica uma justiça injusta.
O livro de Jó é de difícil compreensão, especialmente se pinçarmos uma parte sem conhecer o contexto. A Bíblia fala de Jó como sendo um homem bom, honesto e temente a Deus (Jó 1.1). Apesar disso, no texto de hoje, vemos Jó doente e sendo acusado por seu “amigo” Eliú. No pensamento de Eliú, para fazer-se justiça e encontrar respostas, é preciso acusar alguém e engrandecer a outro.
Justiça injusta... foi o que Jó enfrentou até de seus amigos que sabiam do poder de Deus e por tentar defendê-LO, acusaram injustamente Jó.
Muitos de nós se identificam com Jó. Todos passam por sofrimentos e angústias, até os que temem a Deus, como Jó. Será que para tudo há respostas? Tudo precisa ter uma explicação?
Talvez você já se perguntou várias vezes: “Por que isso está acontecendo comigo?” É preciso encontrar culpa em alguém? Nem sempre, pois corremos riscos de praticar justiça injusta.
O que fazer então? A história de Jó nos mostra que Eliú, em parte, estava certo: “Na verdade, o Deus Todo-Poderoso não faz o mal e não é injusto com ninguém.” (v.12) Jó confiou nisso até o fim e a Bíblia declara: “...o SENHOR deu a Jó em dobro tudo o que tinha antes.” (Jó 42.10)
A justiça de Deus é a Escritura Sagrada, e esta não falha. Ele é o Todo-Poderoso e não comete injustiça. Em Cristo, Deus fez o que era justo e bom, pois Ele quer a nossa salvação. E nisso sim há JUSTA JUSTIÇA.
Vale a pena esperar e confiar no JUSTO Deus.
Pastor Jacson Junior Ollmann
É verdade, muitas vezes nos sentimos assim, "injustiçados", sem saber a razão de algum sofrimento ou motivo que passamos... queremos sempre uma explicação "nos mínimos detalhes" (como diria aquele falecido humorista d'A Praça é Nossa). Muito bom o texto!!
ResponderExcluir