segunda-feira, 22 de junho de 2015

Culto na CELC dia 21/06/2015

Muitas são as situações em nossa vida que passamos por problemas, sofrimentos... A angústia é tanta que parece que Deus não se importa conosco. É nestes momentos que nos perguntamos: “Por quê?”

Jó também sentiu-se assim. Depois de ter perdido todos os seus bens, toda a sua família e até mesmo sua saúde, ele começa a questionar Deus: “Por quê?” E, no meio da tempestade, Deus o responde: “As suas palavras só mostram a sua ignorância; quem é você para pôr em dúvida a minha sabedoria? Mostre agora que é valente e responda às perguntas que lhe vou fazer... Se você é tão inteligente, explique isso”. (Jó 38.2-4) Por meio de uma série de perguntas, Deus mostra a Jó que seu questionamento era infundado; não apenas isso, mas o próprio ato de questionar Deus é uma afronta à Sua sabedoria. Quantos dos nossos questionamentos também desafiam a sabedoria e a soberania de Deus, como se cobrássemos uma postura ou uma explicação de Deus?



No texto do Evangelho deste domingo, os discípulos de Jesus passaram por uma situação semelhante. Em um barco, atravessando o lago da Galiléia, à noite, no meio da tormenta, os discípulos, achando-se em situação de perigo, questionam Jesus: “Mestre! Nós vamos morrer! O senhor não se importa com isso?” (Marcos 4.38)

Quantas vezes nós interpelamos Jesus da mesma maneira?


Em sua mensagem, o pastor Daltro Tomm disse que, muitas vezes, achamos que Jesus está no cantinho, dormindo, como se ele não se importasse com o que passamos – sofrimento, problemas, dificuldades. Mas, isso não é verdade, pois: Jesus não “cochila” nem é indiferente – muito embora nós o “deixemos de lado” em nossa vida.


Nós confiamos em nós mesmos, da mesma forma que os discípulos, naquela ocasião, confiavam em seus conhecimentos de navegação, na sua experiência. Talvez por isso mesmo maior seja o assombro deles, quando Jesus acalma a tempestade: “Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?!” (Marcos 4.41). Será que só naquela ocasião eles se deram conta que Jesus podia realizar milagres e maravilhas, que ele era poderoso até para mandar nas forças da natureza?


Jesus quer estar no barco da nossa vida – não no cantinho, mas pilotando a nau. Portanto... Sossegai! Foi o que o Grupo de Louvor cantou neste culto:




Ficha do Culto
Balneário do Estreito - Domingo - 21/06/2015
Oficiante: pastor Daltro Gilson Tomm

Textos Bíblicos

Salmo 124
Jó 38.1-8
Marcos 4.35-41

Um comentário: