quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Retiro de Jovens 2015

O Retiro de Jovens 2015 aconteceu nos dias 15 a 17 de fevereiro, em Rancho Queimado, contando com a presença de 12 jovens mais pastor Jacson e família. 

Mãos ao trabalho, jovens!” foi o tema deste retiro, tema abordado nos estudos, devoções, na gincana, e também nas atividades cotidianas (limpeza, comida, organização); a ideia era todo mundo “pegar junto”, como dizem os jovens.




“Mãos ao trabalho, jovens!” é a primeira estrofe do hino “Mãos ao trabalho” de nossos hinários. A primeira devoção do retiro foi sobre este hino: o que é a vinha do Senhor? O que quer dizer “Eia! Que em vindo a noite não há mais lidar?”, e também refletimos sobre o conteúdo do hino. 




Depois dessa devoção tivemos a primeira atividade da Gincana do Retiro: uma “caça à bandeira”! Através de pistas espalhadas pelo local do retiro, as equipes montadas deviam achar a bandeira da sua equipe. Detalhe: todas as pistas eram versículos bíblicos, de modo que era preciso consultar o versículo na Bíblia para saber em que lugar estavam escondidas as pistas e as bandeiras.
E assim foram montadas as equipes Belém Azul e Mar Vermelho!


equipe Belém Azul

equipe Mar Vermelho


À tarde também tivemos mais atividades da gincana: queimada, passa-balão – que, terminada a atividade, virou guerra de balão d'água!

À noite acendemos uma fogueira e, todos sentados ao redor do fogo, tivemos o Papo Cabeça, uma conversa sobre a relação entre pais e filhos. Os jovens tiveram a oportunidade de falar o que pensam, o que os incomodam, o que gostariam de mudar na sua relação com os pais; também puderam ouvir e aprender com a experiência de jovens mais velhos.

No segundo dia, pela manhã, após a devoção do Cinco Minutos com Jesus, tivemos um estudo bíblico sobre as sete igrejas do Apocalipse (cap. 2 e 3), coordenado pelo pastor Jacson. Reunidos em duplas e trios, os jovens tinham que identificar as igrejas, como Jesus se apresenta a cada uma, o que dizia sobre estas igrejas, críticas, exortações, promessa. Ao final, compartilhando as conclusões que cada grupo chegou, fomos desafiados a pensar em qual daquelas igrejas a nossa CELC se parece mais. Foi uma boa oportunidade para se refletir o que é igreja, e o que podemos fazer para ser igreja melhor.










À tarde tivemos uma oficina de teatro, coordenada pela Kethlin. 








Seguida desta oficina, mais atividades da gincana!





Não poderia faltar uma das atividades já característica de nossos retiros: escorregar na lona!











A noite foi encerrada com uma série de brincadeiras de roda, sob o comando da Nicoli.

No terceiro dia, o dia começou com a Alvorada de Oração. Cada um recebeu um folheto com instruções para achar um lugar em que se sentisse à vontade, para refletir sobre a criação de Deus. A ideia é ficar a sós com Deus e orar.

E mais um estudo bíblico. Os mesmos grupos do estudo anterior se reuniram para ver o que é ser igreja, em uma perspectiva bíblia: como os primeiros cristãos viviam o cristianismo, como era o cristianismo primitivo, como o apóstolo Paulo comandava o trabalho nas igrejas, e assim por diante. Mais uma oportunidade de refletirmos o que nós somos, como igreja, e como nos dedicarmos ao trabalho do SENHOR.








À tarde, a atividade final da gincana e do Retiro: caça ao tesouro, comandada pelo Edimar! Havia um tesouro escondido em algum canto do local do retiro, e, através de pistas espalhadas pelo campo e pela casa – que os jovens deveriam encontrar usando, como instrumento de busca a Bíblia, bússola, e charadas – deveríamos completar o mapa e encontrar o tesouro. Mas não é só isso, a brincadeira tem uma moral: assim como muitos se apressaram tentando adivinhar as pistas, e iam para lugares errados, ou se perdiam no caminho, na vida também é assim: pegamos o caminho errado e precisamos de ajuda para voltar ao caminho certo, o caminho de Jesus!










E quem ganhou a gincana? A equipe Mar Vermelho!





Ainda houve muito mais coisas. Muita diversão, comida gostosa, e, principalmente, harmonia na convivência entre irmãos na fé, unidos pelo amor em Cristo Jesus!

Confira mais algumas fotos!
















Gostou? Ficou com gostinho de “quero mais”? O Retiro 2016 ainda está longe, mas, todos os domingos os jovens se reúnem para o encontro da União Juvenil Concórdia, ás 15h, nas dependências da CELC (salvo exceções).

Mãos ao trabalho, jovens!

2 comentários:

  1. Gostaria de parabenizar e agradecer o trabalho feito por todos os que colaboraram para a realização deste retiro. O Leonardo gostou muito de toda a programação. Enquanto isto, nós ficamos aqui orando por vocês. Abraços, Renato

    ResponderExcluir