terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Somos o Templo de Deus

“Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês.” (1 Coríntios 3:16)

Assim como o apóstolo Paulo lembrou a igreja de Corinto em sua carta, a CELC também foi lembrada, nos cultos deste final de semana (22 e 23/02), de que somos o Templo de Deus.

Isso não tem a ver com construções, com edifícios, instituições etc.; em alguns lugares, Deus se manifesta, mas, não habita. No templo (do grego nao.j [naós]) Deus habita e isso é reforçado pelas palavras: "e o Espírito de Deus vive em vocês". (v. 17)



Os cristãos são o templo de Deus e o Espírito de Deus habita em nós - isto não se refere ao cristão individualmente, mas à comunidade reunida. Essa é uma condição privilegiada, dada por Deus mediante a fé em Cristo.


Não é à toa que no texto de Levítico, Deus disse ao seu povo: Sejam santos, pois eu, o SENHOR, o Deus de vocês, sou santo. (Lv 19.2) E Jesus confirmou isso, dizendo na leitura do Evangelho: sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu. (Mt 5.48). Ser perfeito aos olhos de Deus é ser santo; e ser santo é viver uma vida dedicada a Deus.


Nenhum de nós é perfeito por si mesmo, mas da mesma forma que Deus fez de nós o seu templo, a habitação do Espírito Santo, também Ele nos purifica através dos méritos de Cristo na cruz e nos aperfeiçoa pela graça ofertada na Palavra e Sacramentos. Mais um motivo para nos reunir em culto e em outros momentos de comunhão cristã, pois somos imperfeitos e impuros, mas por causa de Cristo, somos perdoados e reintegrados no templo de Deus – a santa Igreja cristã.


Ficha Técnica do Culto

Salmo 119:33-40
Levítico 19:1-2, 9-18
1 Coríntios 3: 10-23

Mateus 5:38-48.

Nenhum comentário:

Postar um comentário