quarta-feira, 31 de outubro de 2012

REFORMA LUTERANA

MENSAGEM DA DIRETORIA NACIONAL: 495 ANOS DA REFORMA LUTERANA
 

      Dia 31 de outubro festejamos os 495 anos da Reforma, desde que Martinho Lutero, num ato de coragem, convicção e defesa da verdade das Sagradas Escrituras, fixou 95 teses na porta da igreja de Wittenberg, na Alemanha. Começava ali uma luta na defesa de três pilares básicos de nossa confissão e fé: Somente a Graça; Somente a Fé e Somente a Escritura. 
      Lutero defendia, à luz da Palavra de Deus, de que a salvação eterna é graça, é presente de Deus, que vem a nós, somente pela fé em Cristo Jesus e essa verdade, nos é colocada e determinada, somente pela Escritura, que é a clara e pura Palavra de Deus. Por essa verdade ele lutou. Nessa certeza ele viveu e se dispôs até a morrer, confessando: “Se vierem roubar os bens, vida e o lar, que tudo se vá, proveito não lhes dá. O céu é nossa herança.” (Hinário Luterano, nº 165).

      Quando lembramos essa data, louvamos e agradecemos a Deus pela coragem, firmeza, determinação e fidelidade deste servo de Deus, chamado Martinho Lutero. Por outro lado, numa sociedade em transformação, num mundo de constantes mudanças, onde valores éticos, morais, princípios cristãos, são ignorados, pisoteados e deixados de lado, é preciso olhar para o exemplo de homens como Lutero, para,também, firmados na Bíblia, a Palavra de Deus, hastearmos pendões (Sl 20.5), confessarmos essa fé e não nos deixarmos envolver por ameaças, críticas e vãs filosofias desse mundo (Cl 2.8 e 1 Tm 6.20).
      Deus nos proteja, defenda e dê sabedoria para permanecermos firmes na fé e nas Confissões da nossa Igreja. Nas Confissões, conforme encontramos no Livro de Concórdia de 1580, não por serem essas igual ou maior do que a Bíblia Sagrada, mas por termos absoluta convicção que elas estão fundamentadas, baseadas e firmadas na Palavra de Deus. Que assim possamos permanecer firmes e defender com convicção, não o que Lutero disse, mas o que a Bíblia diz, e pela qual Lutero batalhou e lutou até o fim.
      Continuamos defendendo que somos salvos Somente pela Graça de Deus. Esse presente vem a nós, Somente Pela Fé, e temos essa certeza, porque a Bíblia e Somente Ela nos afirma e mostra isso.


Pastor Egon Kopereck
Presidente da IELB

Um comentário:

  1. O espírito da Reforma ainda continua muito atual. Por quê?

    1) Porque é preciso que voltemos ao EVANGELHO. Graças a um mergulho profundo nas Escrituras Sagradas que Lutero e os demais reformadores puderam contestar uma série de práticas infundadas da igreja, na época; foi por este movimento de “redescoberta” que os reformadores puderam apresentar a correta interpretação da Bíblia, em detrimento dos dogmas impostos pela estrutura eclesiástica da época. Ora, e o que assistimos hoje? O Evangelho sendo solapado por uma gama de práticas supersticiosas dentro de “igrejas”, e sendo aceitas como “normais” por pessoas que se dizem cristãs “evangélicas”. Basta ligar a televisão de madrugada para ter muitos exemplos á disposição. SOLA SCRIPTUM!
    2) Porque a ignorância pulula em todos os cantos. É notável o desconhecimento a cerca dos textos bíblicos. Apesar de muitas histórias terem caído no imaginário popular – Adão e Eva, Moisés, Cativeiro na Babilônia, os milagres de Jesus, etc. – muito pouco se sabe além do SENSO COMUM que se desenvolveu em torno deles; muito pouco se conhece a sua versão original – isto é, na Bíblia. E pior que não é só entre os fiéis! Tem muito “pastor” por aí fazendo pregações distorcidas por se basearem em deturpações da Palavra. SOLA SCRIPTUM!
    3) Porque enquanto práticas medievais – como a aliança com o poder político, como ficou bem claro nas últimas eleições – obscurecerem a correta aplicação das verdades bíblicas, contribuindo, assim, para estigmatizar o “ser cristão”, um “retorno ás Escrituras” é urgentemente necessário. Vamos direito ao ponto: menos neopentecostalismo, mais evangelismo. SOLA SCRIPTUM!

    Para cristãos e para não-cristãos.

    ResponderExcluir