A mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo; mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. (1Coríntios 1.18)
Loucura da Cruz
Na última semana, discutiu-se muito a respeito do pedido da Liga das Lésbicas e outras entidades em se retirar os crucifixos de todas as instalações públicas do Poder Judiciário gaúcho. Tal decisão foi acatada e dividiu opiniões.
Não é de hoje que se rejeita não apenas o crucifixo, mas a mensagem da morte de Cristo na cruz. O apóstolo Paulo lidou com os judeus que consideravam tal mensagem um escândalo, pois era inconcebível que o SENHOR Deus Todo-Poderoso decidisse morrer pelos pecadores. Sentiam-se ofendidos com a mensagem da cruz, pois diz a Palavra: o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus. (Dt 21.23) Os que não eram judeus (gentios) achavam que a morte de Cristo em favor da humanidade era uma loucura, pois não era compreensível à razão humana. É claro, o ser humano sempre tem suas justificativas e modos diferentes de agir para tentar resolver as coisas.
Não crer na mensagem da morte de Cristo na cruz é rejeitar a salvação, pois essa foi a forma de Deus salvar a humanidade, por graça. O ser humano tem dificuldades de aceitar a graça, porque tenta entender ou aceitar pela razão e não pela fé. Por isso, diz Paulo: a mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo. (v.18a)
Mas afinal de contas, será que nós também não fazemos da mensagem da morte de Cristo na cruz “loucura e escândalo”?
*Ao não valorizarmos devidamente a mensagem e não vive-la diariamente (como se não fôssemos cristãos ou se Cristo não fosse importante).
*Quando valorizamos mais as coisas do mundo, consequentemente, menosprezando Cristo, mesmo sem querer (não se separa tempo para ouvir Deus na Palavra, orar, louvar... por ter outras coisas “mais importantes”).
*Pelo afastamento das coisas de Deus, novos ensinos são absorvidos e o correto é esquecido (a fé vai esfriando e o ensino, cai no esquecimento).
*Deixar de usufruir dos meios da graça (a fé não é alimentada porque se rejeita a graça de Deus).
Isso acontece conosco? A mensagem da cruz de Cristo está sendo “tirada” de nossa vida, por nós mesmos que somos desleixados?
Paulo mostra que a sabedoria e soluções humanas são inúteis para a salvação. Disse ele: Pois Deus, na sua sabedoria, não deixou que os seres humanos o conhecessem por meio da sabedoria deles. Pelo contrário, resolveu salvar aqueles que crêem e fez isso por meio da mensagem que anunciamos, a qual é chamada de “louca”. (v.21)
Deus escolheu a morte de cruz e o seu Filho como culpado/maldito em lugar dos pecadores. Isso não é assunto da razão, mas de fé (caso contrário, certamente consideraríamos a mensagem da cruz “loucura e escândalo”).
Deus quis alcançar todas as pessoas, desde os mais simples e humildes, até os mais inteligentes doutores de todas as épocas. Por isso, na morte de cruz (conhecida pelo povo da época), tão simples e clara, mas ao mesmo tempo funcional: Jesus salvou a humanidade, pregado na cruz... uma mensagem louca para os que estão se perdendo, mas poder de Deus para os que estão sendo salvos.
Repito: Isso é assunto de fé e não da razão humana.
A Lei de Deus serve de parâmetro/base para sabermos e fazermos a vontade de Deus. E, como disse o salmista: “A Lei do Senhor é perfeita” (Sl 19.7), mas nós não somos perfeitos e não conseguimos cumpri-la 100%. Essa Lei do Senhor que é perfeita, nos dá novas forças porque aponta para a mensagem da cruz de Cristo. E Paulo disse: Porém Deus uniu vocês com Cristo Jesus e fez com que Cristo seja a nossa sabedoria. E é por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos. (1Co 1.30)
Não há outra maneira de salvação, é preciso crer na loucura da cruz de Cristo.
A cruz/crucifixo até pode ser retirada das instalações do Poder Judiciário gaúcho, catarinense ou até mesmo de todo o nosso país, via imposição da Lei. Mas a mensagem da cruz de Cristo jamais pode ser tirada da pregação cristã, pois “é poder de Deus para nós que estamos sendo salvos”.
Meus amados, essa mensagem deve permanecer em nossos corações, aconteça o que acontecer, mesmo que abram nosso coração para tirar tal mensagem, não serão capazes. Por isso, para nós, que estamos sendo salvos, a mensagem da morte de Cristo na cruz é o poder de Deus (1Co 1.18) – para a nossa salvação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário