terça-feira, 20 de setembro de 2011

REFLEXÃO: Teus caminhos ou meus caminhos?

Leitura bíblica: Salmo 25.1-10

Leia o texto bíblico aqui: www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=71

Destaque: Ó SENHOR, ensina-me os teus caminhos! Faze com que eu os conheça bem. (v.4)




         Teus caminhos ou meus caminhos?

         Muitos motoristas reclamam da má condição das estradas e da má sinalização. Essa reclamação é justa por causa das conseqüências: o carro que estraga, riscos de acidentes, dificuldade para se achar um determinado destino, etc.
         No texto bíblico de hoje, o salmista não faz uma reclamação, mas um pedido: Ó SENHOR, ensina-me os teus caminhos! Faze com que eu os conheça bem. (v.4) Ele não acusa Deus por não ter ensinado, mas evidencia a pecaminosidade do ser humano que não consegue por si só, aprender os caminhos de Deus.
         Assim como na estrada, a vida é cheia de obstáculos aos quais precisamos passar. Na Bíblia, encontramos sinalização, alerta, avisos, indicações, orientações... de como desviar, quando diminuir a velocidade, quando virar à esquina, parar, etc.
         Deus tem os seus caminhos e nós temos os nossos caminhos. No dia a dia, lidamos com a questão: Teus caminhos ou meus caminhos?
         Muitas vezes escolhemos os “meus caminhos”. Nos assemelhamos a motoristas imprudentes que não conhecem a sinalização por não dar à mínima para elas. Ou seja, não damos à mínima para a Palavra de Deus, não investimos tempo no estudo, não aprendemos e não reconhecemos as sinalizações.
         O salmista faz uma súplica: Esquece os pecados e os erros da minha mocidade. Por causa do teu amor e da tua bondade, lembra de mim, ó SENHOR Deus! (v.7) É a súplica que todos os pecadores deveriam fazer. Na estrada da vida, sofremos as conseqüências por escolher “os meus caminhos”. Nem sempre é fácil resistir às tentações (obstáculos, acidentes).
         Jesus disse: Eu sou o Caminho. (Jo 14.6) Jesus nos conduz ao perdão de Deus e ao destino certo, sem erro e sem acidentes. O pedido do salmista é válido para nós: Ó SENHOR, ensina-me os teus caminhos! Faze com que eu os conheça bem. (v.4) Reconheçamos diante de Deus que seguir os “teus caminhos” sempre é melhor, pois assim, chegaremos ao destino eterno.
         A Palavra está sempre presente em nossos cultos e deve estar no seu lar no dia a dia. Não esqueça os Caminhos do Senhor.
Pastor Jacson Junior Ollmann


Nenhum comentário:

Postar um comentário