Leitura bíblica: Isaías 55.6-9
Leia o texto bíblico aqui: www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=71
Destaque: O SENHOR Deus diz: “Os meus pensamentos não são como os seus pensamentos, e eu não ajo como vocês.” (v.8)
Deus é diferente...
O dono de uma empresa, disse: “Eu preciso de um funcionário que faça a diferença.”
As pessoas buscam coisas diferentes e mais modernas, querem ser diferentes e fazer a diferença onde vivem. Mas vemos o lado comum da mesmice, algo que nunca mudou e que continua ser aceito por muitos: o pecado.
Nos primeiros capítulos das Escrituras, o pecado aparece como desobediência e revolta contra Deus, causa da separação, destruição e morte. Tem sido assim, essa mesmice da qual muitos acham graça e bem estar.
A Bíblia apresenta o pecado como um “errar o alvo de Deus”, ou seja, qualquer coisa que esteja fora da vontade e propósito de Deus é pecado. Quem erra precisa de ajuda para acertar. A Palavra de Deus aconselha: “Procurem a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo; orem ao SENHOR enquanto ele está perto.” (v.6) Deus se dispõe a ajudar os pecadores a acertar o alvo da vida eterna.
Mas até quando Deus estará por perto? Até quando os pecadores poderão achá-LO e pedir Sua ajuda?
O ser humano tem dificuldade em admitir o erro. O melhor é tentar justificar: “Eu falei um palavrão porque ela me tirou do sério.” Ou ainda mais evidente, coloca-se a culpa em outro: “O diabo me fez pecar.”
Você tem dificuldade em admitir seus erros e pecados? É porque temos medo da reação dos outros, do castigo, da vergonha?
Mas Deus é diferente e recomenda “que as pessoas perversas mudem a sua maneira de viver e abandonem os seus maus pensamentos!” (v.7a) É um chamado para sair da mesmice do pecado e da morte para ser e viver diferente, ao que Deus planejou desde o início: “Voltem para o SENHOR, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente.” (v.7b)
Deus é diferente porque não tem prazer na maldade, na condenação e na morte, Ele prefere perdoar. “O SENHOR Deus diz: ‘Os meus pensamentos não são como os seus pensamentos, e eu não ajo como vocês.’ Assim como o céu está muito acima da terra, assim os meus pensamentos e as minhas ações estão muito acima dos seus.” (v.8,9)
Deus é diferente e faz a diferença na vida dos pecadores com o perdão por meio do seu Filho Jesus. Você não é um estranho para Deus, não um ser diferente das outras pessoas. Ele ama e perdoa porque deseja dar algo diferente para nós: a vida eterna. Lá no céu, cada dia será uma agradável surpresa. Nós somos como aquele dono da empresa e precisamos de alguém que faça a diferença. Portanto, saia da mesmice do pecado e viva com quem faz a diferença: Deus é diferente porque ama, perdoa e salva!
Pastor Jacson Junior Ollmann
Muito boa a reflexão. Eu vejo as pessoas reclamando da vida, do seu emprego, do companheiro, da política... mas nada fazem para mudar! Creio que isso se aplique também á vida espiritual: queremos que Deus resolva todos os nossos problemas num instante, como se Ele apertasse um "CTRL Z" em nós e pronto, e não é por aí. Por isso é tão importante conhecermos Deus, através da Palavra, para mudarmos nossa atitude para com Ele, com nossa vida e com o próximo.
ResponderExcluir