sexta-feira, 15 de julho de 2011

REFLEXÃO: Joio e trigo...

Leitura bíblica: Mateus 13.24-30,36-43

Destaque: Deixem o trigo e o joio crescerem juntos até o tempo da colheita.” (v.30a)

        Joio e trigo...
        A parábola do joio e trigo nos mostra a excelência no trabalho da semeadura, apenas sementes boas. Lembramos do relato da criação do Universo em que Deus disse que tudo era muito bom (Gn 1.31). Porém, o pecado entrou no mundo e ainda hoje o diabo semeia o joio entre as boas sementes.
        A resposta do semeador aos empregados que queriam arrancar o joio parece estranha: “Deixem o trigo e o joio crescerem juntos até o tempo da colheita.” (v.30a) Jesus mostra a misericórdia de Deus ao dar tempo para que todos se arrependam dos seus pecados. Se arrancar, arranca-se também a oportunidade do perdão.
Quem é joio e quem é trigo?
“Os maus são o joio e nós somos o trigo.” – disse alguém. E quem são os maus? Os que praticam maldade – pecado. Portanto, será que todos nós não vagamos entre joio e trigo, ora um e outro?
Em se tratando de sementes, o joio não se transforma em trigo e vice versa.  Mas Deus pode transformar as pessoas com o seu perdão em Cristo.
O que consola e alegra é que Deus continua trabalhando com excelência, dando oportunidade e tempo (através do Batismo, da sua Palavra e da Eucaristia) para arrependimento e salvação de todos.
Pastor Jacson Junior Ollmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário