terça-feira, 31 de outubro de 2017

500 anos da Reforma Luterana



        Hoje é o dia em que celebramos os 500 anos da Reforma Luterana (1517-2017) que segundo o professor Dr.João Klug, ficou conhecida por volta de 1529 como Reforma Protestante.

        Mas o que significa celebrar os 500 anos da Reforma?

        As pessoas no século XVI viviam uma angústia: "Como agradar a Deus e ganhar a vida eterna? Como ser aceito por Deus?" 

        O Dr.Martinho Lutero, mergulhado nessa angústia, orava, jejuava e se autoflagelava, buscando a aprovação de Deus mediante sua obediência e boas ações. Que triste seria morrer com essa dúvida angustiosa. Quanto de boas obras, jejuns e orações ou autoflagelos seriam suficientes?

        500 anos se passaram e o que era dúvida no século XVI, é certeza em nossos dias: "Todos são aceitos por Deus somente pela fé em Jesus Cristo." Não é a minha fé pessoal, mas a única fé salvadora em Jesus Cristo (Sola Fide) que me faz aceito por Deus. É a mensagem que o próprio Deus nos transmite: "Mas sabemos que todos são aceitos por Deus somente pela fé em Jesus Cristo e não por fazerem o que a lei manda. Assim nós também temos crido em Cristo Jesus a fim de sermos aceitos por Deus pela nossa fé em Cristo e não por fazermos o que a lei manda. Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda." (Gálatas 2.16)

        A confiança naquilo que é lei inventada por seres humanos é frágil e insuficiente, pois não traz qualquer garantia. Temos que perguntar para Deus: "Como posso ser aceito por ti?" Deus mesmo responde: "Mediante a fé somente em Jesus Cristo." Que verdade maravilhosa que Deus nos revelou em sua Palavra - as Escrituras Sagradas (Sola Scriptura).

Não é um fazer por merecer, mas uma ação da vontade de Deus em providenciar a salvação para todas as pessoas, também pra mim!!! Isso é graça divina (Sola Gratia), pois a salvação é presente de Deus, conforme nos é dito em Efésios 2.8: "Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus."
O que Deus e somente Deus realizou 500 anos atrás por meio de Martinho Lutero e outros tantos cristãos é motivo de celebração, pois nossos olhos se voltam à Palavra de Deus.

Portanto, celebrar os 500 anos da Reforma é um voltar à Palavra, um voltar à Cruz de Cristo - o Salvador da humanidade.

        Que o Espírito Santo nos conduza nesta direção, pois a Igreja Cristã precisa permanecer em constante "reforma" para não perder o foco: Jesus Cristo!

        Castelo Forte é o nosso Deus! Soli Deo gloria!!
                                                                                                             pr.Jacson Junior Ollmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário