quarta-feira, 27 de abril de 2016

Domingo da Hora Luterana

No dia 06 de abril, é celebrado o Aniversário da Hora Luterana, comemorando os 69 anos desta organização que se empenha em levar Cristo às nações e as nações à Igreja.

Na CELC, celebramos o aniversário da Hora Luterana nos cultos de sábado, na Missão Palhoça, e domingo, no Balneário do Estreito.

Em Palhoça, o culto foi celebrado pelo pastor Jacson Ollmann em parceria com o leigo Pedro Mülbersted Pereira.
No Estreito, o pastor Jacson contou com a colaboração do leigo Marcos de Lima.

Abaixo, reproduzimos a mensagem escrita pelo pastor Bruno Arnoldo Krüger Serves, colaborador da Hora Luterana, baseada em Hebreus 12.2: Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus.



Domingo da Hora Luterana, 69 anos | 2016
Mensagem
Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus” 
(Hebreus 12.2a)


UM OLHAR QUE PROCURA AJUDA

Todos já passamos por aquela famosa cena da infância. Lá está a criança brincando, andando de bicicleta, jogando futebol, correndo. E eis que o choro acontece. Um tombo, um machucado, um joelho ralado, um momento de dor. E é aí que a criança procura proteção, alívio e segurança. Já no  primeiro olhar. Ainda cheio de lágrimas, que às vezes é mais pelo susto do que pela dor. Mas o olhar cheio de lágrimas procura rapidamente pela mãe, pelo pai, pelos avós, pela professora. Por alguém que ajude. Por alguém que preste socorro e dê colo. Assim fomos nós e assim ainda são as crianças que, mesmo em meio às tecnologias, sempre vão precisar focar o olhar em alguém que ama, cuida e presta socorro. Principalmente quando os tombos acontecem.
Hoje, no Domingo da Hora Luterana, falaremos sobre alguém que está pronto para ser procurado pelo olhar daqueles que, a exemplo de nossos tombos na infância, estão aflitos e necessitados de carinho, atenção, perdão e recomeços. É Jesus, nosso Deus Salvador. O lema deste ano para o Domingo da Hora Luterana é: “Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus”, Hebreus 12.2a.
Jesus. Ele é Deus que ser o centro de nosso olhar, de nosso viver, de nosso ser e existir. Ele é Deus que quer cuidar dos tantos olhares que hoje estão perdidos, a procura daquilo que só Jesuspode oferecer. E nós, cristãos que carregamos no olhar o amor de Jesus, temos o privilégio de conduzir estas vidas a Cristo (também com os trabalhos da Hora Luterana em nossas cidades).


HEBREUS: PROVAÇÕES E SOFRIMENTOS

Para compreendermos melhor o conselho bíblico para que “conservemos os nossos olhos fixos em Jesus” (Hebreus 12.2a), é preciso entender o que estava acontecendo com os cristãos hebreus. Em uma leitura dinâmica, a carta aos Hebreus revela um povo que não estava passando por bons momentos. É possível notar conselhos do autor para que aqueles cristãos não se desviassem do que já tinham ouvido, para que não fossem tardios em ouvir a Palavra. Nota-se também exortações para que eles crescessem no conhecimento da Palavra, para que não deixassem de reunir-se e principalmente, para que suportassem as provações e sofrimentos que estavam enfrentando.
Este parece ser o contexto de Hebreus: esfriamento na fé, afastamento da Palavra, provações e sofrimentos. Podemos até imaginar que, por suportar dificuldades e provações, aqueles cristãos estavam desanimados e estavam começando a deixar de lado a Palavra e a graça de Deus. 
É com este pano de fundo que o autor de Hebreus diz: “conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa” (Hebreus 12.2a). Diante dos sofrimentos, é preciso olhar para Jesus. Diante das provações, é preciso olhar para Jesus. Diante do esfriamento da Palavra no coração, é preciso olhar para Jesus. Olhar para Jesus e ver nele um Deus presente, cuidador, consolador. Um Deus que convida a crescer na fé. Um Deus que cuida especialmente nos sofrimentos da vida.


A NECESSIDADE DE OLHAR PARA JESUS

Hoje, lembramos em primeiro lugar que todos temos a necessidade de manter o nosso olhar fixo em Jesus. Ainda mais diante de um contexto que é tão parecido com aquele dos cristãos hebreus: esfriamento na fé, afastamento da Palavra, sofrimentos e provações.
Como aqueles cristãos que receberam a carta aos Hebreus, também vivemos em tempos de sofrimentos e provações. Vivemos em tempos de insegurança pública. Nossa nação passa por uma das maiores crises de usa história. O desemprego sendo uma realidade para alguns, e um fantasma para outros. A longa espera na fila do SUS por uma cirurgia, um exame ou por uma simples vaga em um hospital. As tantas doenças que tiram a alegria do viver. Enfim, amarguras que se juntam no olhar e no coração. Como os cristãos citados na carta aos Hebreus.
Em meio a estas e tantas outras aflições, a Palavra de Deus nos relembra: Olhe para Jesus. Mesmo que o olhar esteja sem esperança e carregado de sofrimento. Olhe para Jesus. Ele quer o seu olhar. Ele quer falar ao seu coração: “Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão” (Isaías 41.10). Olhe para Jesus. Ele é Deus que morreu e ressuscitou em seu lugar. Ele assumiu suas culpas. Ele é o perdão de Deus. É o céu aberto com um convite gracioso. Ele é o consolo para os tantos olhares que carregam seus fracassos, culpas e pecados. Olhe para Jesus. 
Também vivemos em tempos parecidos com a daqueles cristãos hebreus quando lembramos que havia o esfriamento e afastamento em relação à Palavra de Deus. A vida moderna que experimentamos é vivida em um ritmo tão intenso que os dias de 24 horas parecem estar curtos. Estamos sempre conectados. Ocupados. Utilizando nosso tempo com inúmeras tarefas que se acumulam semana após semana. E aí caímos na tentação de também esfriar na fé e afastar-se da Palavra. Não temos tempo para orar. Não temos tempo para ler nossa Bíblia. Não temos tempo para o devocional em família. Não temos tempo para ir ao culto.
Em meio a este risco constante em nosso viver, a Hora Luterana quer lembrar novamente: olhe para Jesus. Olhe para Jesus e vejam um Deus que, mesmo diante da tentação de afastar-se de sua Palavra, continua falando aos nossos corações: “Ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus, e ele lhes dará todas estas coisas” (Mateus 6.33). Olhe para Jesus. Veja nele um Deus que se manifesta na sua Palavra. Um Deus que ama. Ama e fala em cada livreto da Hora Luterana direcionados aos diversos aspectos da vida. Ama e fala em cada mensagem dos programas que ecoam pelas rádios do nosso Brasil. Ama e fala em cada Mensagem de Esperança compartilhada nas redes sociais. Ama e fala em cada devocional realizado em um lar cristão. Ama e fala em cada ação evangelística realizada nos hospitais e clínicas de nosso Brasil. Assim tem sido ao longo dos 69 anos de trabalhos da Hora Luterana: conduzir todos os olhares para Jesus.


QUANDO O OLHAR ESTÁ EM JESUS, GANHAMOS UM NOVO OLHAR

Hoje, no Domingo da Hora Luterana também queremos lembrar de que, quando olhar está fixo em Jesus, a vida muda. O olhar torna-se diferente. O cristão passa a carregar em seu olhar o amor de Jesus. É um amor que não cabe em um só coração. Ele precisa ser passado adiante. Há uma leitura de vida diferente. 
Quando o olhar está fixo em Jesus, Deus nos dá um novo olhar. De percepção de tantas vidas que ainda tem um olhar perdido, à procura de algo que preencha o seu viver. O olhar fixo em Jesus nos torna missionários, evangelizadores. Não apenas em outro continente, em outro país ou com um povo desconhecido. Mas com o olhar de Jesus em nossa rua, em nossa escola, no nosso emprego, no hospital de nossa cidade, na roda de amigos.
Com o amor de Jesus em nosso olhar, começamos a perceber vidas sedentas da Palavra. Vidas cansadas de lutar e relutar com suas culpas e seus fracassos. Vidas que, em meio às suas lutas de sobrevivência em hospitais, necessitam de alguém que as abrace. Vidas que carregam no coração as dores da vida e que precisam de consolo. Vidas que lutam contra si mesmas em clínicas de recuperação e que carregam no olhar a vergonha, a culpa e a vontade de recomeçar. Vidas que estão cegas em seus pecados e que clamam por perdão.
Quando o olhar está fixo em Jesus, ganhamos um novo olhar. Para perceber os olhares perdidos. Para amar. Para ajudá-los a olhar para Jesus. Para que o olhar não continue perdido, sem esperança e sem direção. Jesus quer o olhar destas vidas. Quer o coração destas vidas. Quer as culpas e os pecados destas vidas para si. Em troca, oferece perdão, nova vida, recomeço, salvação. Este é o trabalho da Hora Luterana, o trabalho da Igreja! Conduzir os olhares para Jesus!


OS DESAFIOS DA HORA LUTERANA

Hoje é um momento especial para lembrar os desafios dos trabalhos da Hora Luterana. Em primeiro lugar, a Hora Luterana tem como desafio continuar sendo um trabalho que tem o olhar fixo em Jesus. Ele é a razão, a motivação, a força, o autor e consumador de todo e qualquer trabalho. Não só agora, mas ao longo destes 69 anos de trabalho da Hora Luterana. A base de todo trabalho evangelístico, de cada livreto, de cada projeto sempre foi e continuará sendo o olhar fixo em Jesus. Totalmente dependentes da misericórdia de Deus e dos dons do Espírito Santo. Uma vida só pode ser perdoada, transformada e salva pela fé em Jesus.
Outro desafio da Hora Luterana é ser o olhar de Jesus para os perdidos. Quando um cristão estende a mão, dá um abraço, demonstra compaixão e fala de Jesus aos que sofrem nas ruas, nas casas, nas clínicas e nos hospitais, aí algo fantástico acontece. É como se o próprio Jesus estendesse a mão, desse um abraço, mostrasse sua compaixão e falasse do seu amor aos perdidos, internados, depressivos e dependentes internados. Isto acontece individualmente, com cada cristão, e também com os projetos da Hora Luterana. Eis o desafio. Continuar sendo as mãos, o abraço, a voz e o olhar de Jesus para todos. 
E, por fim, a Hora Luterana tem por desafio trazer Cristo às nações e as nações à igreja. Parafraseando o lema deste Domingo da Hora Luterana, o desafio é trazer o olhar de Cristo às nações e conduzir o olhar das nações a Cristo. Que belo desafio. Continuar com os inúmeros projetos espalhados pelo Brasil. Levando o olhar de Jesus para todos. Conduzindo o olhar de todos para Jesus. 
Você também pode participar. Como cristão, individualmente. Através de uma conversa oportuna com aqueles que estão com o olhar perdido e necessitados de Cristo. Entregando algum livreto evangelístico da Hora Luterana, de acordo com a situação que aquela pessoa está passando. Compartilhando em sua rede social as diversas mensagens que a Hora Luterana produz e que conduz ao amor de Jesus. Realizando suas ofertas especiais para que o trabalho da Hora Luterana continue e cresça ainda mais. 


CONCLUSÃO

Por isto, com o olhar fixo em Jesus, ame. Junte-se à Hora Luterana. Em oração. Em ofertas. Em ações. Ame com o olhar de Jesus. Esparrame este amor incondicional de Deus. Repare quantas vidas ao nosso redor estão com o olhar perdido, buscando de lugar em lugar, aquilo que só Jesus pode oferecer. 
Há um Deus que quer nosso olhar, nosso crer, nosso viver. Este Deus é Jesus. “Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus” (Hb 12.2a). É Deus que quer acalmar nossos medos. É Deus que quer perdoar nossas culpas. É Deus que quer amar até o fim. É Deus que oferece seu colo. Exatamente como quando éramos crianças. Cheios de lágrimas, nosso olhar procurava alguém que nos acalmasse e desse colo. Junte-se à Hora Luterana. Venha conduzir a Jesus os olhares destes que choram. Venha conduzir a Jesus os olhares destes que querem colo. Venha conduzir a Jesus o olhar destes que precisam de perdão.
Amém!

Rev. Bruno Arnoldo Krüger Serves

Nenhum comentário:

Postar um comentário