Tempo da Quaresma:
Quaresma é tempo de avaliação e autoavaliação, é tempo de decisão e mudança, a fim de corrigir a vida espiritual.
É oportuno olhar para o sofrimento de Cristo a fim de avaliar os estragos que o pecado traz em nossa vida e na vida de outros. Desta avaliação, surge o convite à conversão: Arrependam-se dos seus pecados e sejam batizados, que Deus perdoará vocês. (Lc 3.3) E lembramos o convite de Jesus: Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. (Mt 11.28)
São palavras de coragem, conforto e alívio!
De quando até quando vai o período da Quaresma?
A Quaresma inicia na Quarta-Feira de Cinzas, um dia especialmente penitencial, em que manifestamos nosso desejo pessoal de conversão (mudança) dos pecados para Deus. Vamos ler o texto de Jonas 3.3-10.
Qual o significado das Cinzas? Cinzas é uma lembrança que nós somos pó: Terá de trabalhar no pesado e suar para fazer com que a terra produza algum alimento; isso até que você volte para a terra, pois dela você foi formado. Você foi feito de terra e vai virar terra outra vez. (Gn 3.19). Simboliza a condição fraca do ser humano que caminha para a morte; situação pecadora do ser humano que em arrependimento, suplica o perdão de Deus em Cristo.
A história mostra que na Quaresma, o povo cristão reunia-se diariamente em suas igrejas para meditação e oração. Estudavam a Palavra de Deus, pois era seu grande tesouro, pois na Palavra tinham Cristo, seu Salvador. Queriam servir-lhe com sinceridade.
Mas os hipócritas, pessoas que se diziam cristãs, mas não eram, detestavam esse período. Eles diziam: Agora começa este tempo chato, a Quaresma. Vamos aproveitar a terça-feira que antecede a Quarta-feira de Cinzas, para nos divertir pra valer, dançar e beber. Eles denominavam esse dia de “Carne valet”, ou “Carne levare”, isto é, “adeus carne” ou “viva a carne”. Logo juntaram antigos costumes pagãos a essa festa. Faziam passeatas com carros ornamentados, especialmente de embarcações sobre rodas, nas quais postavam mulheres semi-nuas. Chamavam isso de “Carrum navale”, que hoje têm o nome de carnaval.
Na festa do carnaval, as pessoas apresentam comportamentos e atitudes diferentes ao cristianismo. O pecado é praticado no carnaval e em todos os lugares, o que reforça a necessidade de arrependimento, conversão e perdão.
Além da leitura da Palavra e da oração, na Quaresma é comum a prática do jejum. Não é apenas deixar de comer, pois seu significado é mais amplo e profundo. É preciso “jejuar” de pecado, ir para o “deserto” a fim de abster-se de prazeres carnais, matando a velha natureza pecadora. É preciso jejum espiritual, ou seja, alimentar a alma da Palavra e aprender a dominar a fome corporal, principalmente a fome de pecar.
O período da Quaresma inicia na Quarta-feira de Cinzas e termina na véspera da Páscoa, totalizando assim 40 dias (Quaresma).
Um detalhe importante é que os 40 dias da Quaresma não incluem os domingos. O propósito é preparar para a Páscoa e os domingos são, em si mesmos, celebrações da ressurreição. Desta forma, os domingos estão na Quaresma, mas não são de Quaresma.
Um abençoado período Quaresmal, na presença do Salvador Jesus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário