segunda-feira, 25 de maio de 2015

Dia de Pentecostes

Este final de semana a Igreja Cristã celebra o Dia de Pentecostes, para lembrar a descida do Espírito Santo sobre os discípulos, 50 dias depois da Páscoa.

O que isso tem a ver conosco – a nossa igreja, a nossa congregação – hoje?



Quem é o Espírito Santo? O Parákletos – termo grego usado no Evangelho de João – pode ser traduzido como Auxiliador, Consolador, Ensinador..., e isso nos mostra quais são as qualidades do Espírito Santo, como ele age em nós e o que faz em nós.

Deus havia prometido, no Antigo Testamento, que derramaria seu Espírito sobre as pessoas. E, segundo o apóstolo Pedro, isso se cumpriu neste dia de Pentecostes. O relato bíblico registrado em Atos dos Apóstolos diz:

Quando chegou o dia de Pentecostes, todos os seguidores de Jesus estavam reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho que parecia o de um vento soprando muito forte e esse barulho encheu toda a casa onde estavam sentados. Então todos viram umas coisas parecidas com chamas, que se espalharam como línguas de fogo; e cada pessoa foi tocada por uma dessas línguas.
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o Espírito dava a cada pessoa. (Atos 2.1-4)

“Pentecoste”, de Louis Galloche (1670-1761)


O Espírito Santo não fala de si mesmo, mas de Cristo; como bem frisou o pastor Jacson, em sua mensagem, a Igreja honra o Espírito Santo ao colocar Cristo como o centro de sua pregação.

Esse é o “barulho” que a Igreja é chamada a fazer: falar de Jesus! O estrondo não é depende de quão alto o pastor fala, ora, do volume da música, etc., mas do impacto que a mensagem do Evangelho puro, simples e verdadeiro no coração das pessoas.


Naquele dia de Pentecostes, os discípulos, cheios do Espírito Santo, anunciaram as maravilhas de Deus em diversos idiomas, para que pessoas de diferentes nacionalidades ficassem sabendo do que Deus fez. Nós também, hoje, somos chamados a viver e anunciar o que o SENHOR tem feito, no meio onde Ele nos colocou: família, amigos, escola, trabalho, em qualquer lugar. 



Palhoça - Sábado, 23/05/2015
Oficiantes: Pastor Jacson Junior Ollmann e Leonir Krügger

Estreito - Domingo, 24/05/2015
Oficiantes: Pastor Jacson Junior Ollmann e Mauro Zandonai Lemos Pinto

A liturgia foi dirigida pelo Mauro - novidade da Comissão de Culto.

Pastor Jacson também estava presente.




Textos Bíblicos

Salmo 139.1-12
João 15.26-27; 16.4-15
Atos 2.1-12

Nenhum comentário:

Postar um comentário