quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Dia de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças é uma data que, aos poucos, está se incorporando no calendário dos brasileiros. Algumas igrejas cristãs celebram este dia como uma data especial para lembrar e agradecer pelas bênçãos de Deus em nosso favor a nossa Igreja Luterana é uma delas.

No domingo (23/11/2014) o pastor Daltro Tomm celebrou o Culto de Ação de Graças no Balneário do Estreito. Sem uma liturgia específica, o culto foi uma oportunidade de refletirmos sobre quantas bênçãos Deus tem derramado sobre nós, em nossa vida pessoal, profissional, e sobretudo nossa vida cristã, na igreja.

Tivemos a oportunidade de lembrar as bênçãos de Deus em nossa vida congregacional com o testemunho dos diferentes departamentos: na Diretoria, com a fala do presidente Pedro Mülbersted Pereira; sobre a Missão Palhoça e a recente compra dos terrenos para melhorar nossos serviços, com o tesoureiro Mauro Pinto; sobre o grupo de Casais, com Odari Hildebrandt; sobre a Escola Dominical, com Alessandra Silveira; e sobre o grupo de Jovens, com Vitor Brelaz.

O pastor Daltro apresentou como surgiu o Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos, para então falar sobre a gratidão. Pessoas educadas sabem que devem agradecer por aquilo que recebem; nós também, como cristãos, devemos saber agradecer por tudo o que Deus tem dado e feito por nós.


"The First Thanksgiving", pintura de Jean Leon Gerome Ferris (1863)


Na quarta-feira (26/11/2014) foi a vez de celebrarmos o Culto de Ação de Graças na Palhoça, com o pastor Jacson Ollmann.

Quem chegava na igreja recebia uma folha de papel e caneta, para escrever quais os motivos de gratidão que tinha para oferecer a Deus. Durante o culto, estes escritos foram depositados em uma urna, no altar. Em seguida, cada um recebeu mais uma folha para escrever quais foram as oportunidades de serviço a Deus neste ano.





Também durante o culto, o pastor convidou aos irmãos que assim o desejassem prestarem seu testemunho publicamente. Foi falado sobre bênçãos de Deus no cotidiano, trabalho, família, vida cristã e também da igreja.

Em sua mensagem, o pastor nos lembrou que somos o barro, e Deus é o oleiro. Deus está trabalhando em nós, nos moldando, nos transformando; é preciso que tenhamos paciência para nos deixarmos mudar pela ação de Deus em nós.



No final do culto tivemos uma refeição conjunta, com alimentos que cada um levou para compartilhar com os irmãos; um momento de confraternização característico do Dia de Ação de Graças e da comunhão cristã.





Que todo o meu ser louve o SENHOR, e que eu não esqueça nenhuma das suas bênçãos! (Salmo 103.2)


Ficha Técnica dos Cultos

Estreito

Salmo 103
Salmo 104

Hinos

HL 211
HL 206
HL 285
HL 210
HL 213
HL 207
HL 220
LS 104


Missão Palhoça

Isaías 64.8
Jeremias 18.1-6
2 Timóteo 2.20-21
2 Coríntios 4.7

Hinos

Deus, meu Senhor (28 Celebrai)
Vaso novo
Me Refez
Senhor, Meu Deus (HL 220)


Nenhum comentário:

Postar um comentário