Leitura bíblica: Atos 3.11-21
Texto bíblico aqui: www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=71
Destaque: “Agora, meus irmãos, eu sei que o que vocês e os seus líderes fizeram com Jesus foi sem saber o que estavam fazendo.” (v.17)
Sem moral...
Não são raras as vezes que nos deparamos com pessoas discursando, criticando, xingando... sem moral para isso. Que moral um ladrão tem para acusar outro de roubo? Que moral um adúltero tem para falar em santidade no casamento?
Se vocês prestaram atenção no texto de hoje, talvez perguntaram se Pedro tinha moral para acusar os israelitas: ...vocês entregaram Jesus às autoridades e o rejeitaram diante de Pilatos; e, quando ele resolveu soltá-lo, vocês não quiseram. Jesus era bom e dedicado a Deus, mas vocês o rejeitaram. Em vez de pedirem a liberdade para ele, pediram que Pilatos soltasse um criminoso. Assim vocês mataram o Autor da vida; mas Deus o ressuscitou, e nós somos testemunhas disso. (v.13-15)
Justamente Pedro que negara Jesus três vezes, agora aponta o dedo para os outros e os acusa?
Talvez em si mesmo, Pedro não tinha moral e ele reconheceu isso quando chamou os israelitas de “meus irmãos”: Agora, meus irmãos, eu sei que o que vocês e os seus líderes fizeram com Jesus foi sem saber o que estavam fazendo. (v.17) Ele chama de “meus irmãos” porque Pedro se identifica com eles, seja no pecado ou na oportunidade de perdão que ele mesmo passa a anunciar: Portanto, arrependam-se e voltem para Deus, a fim de que ele perdoe os pecados de vocês. (v.19) A franqueza e firmeza no discurso de Pedro, mostra que Deus realmente havia perdoado, cancelado, apagado os seus pecados. E isso poderia ser feito em favor dos demais irmãos israelitas.
Devemos lembrar que todos nós pecadores somos “sem moral” para acusar os outros. Por isso mesmo, nós anunciamos o que Deus manda, ou seja, que todos se arrependam dos seus pecados, para que sejam perdoados. Esse é o caminho que Deus nos concede todos os dias e desfrutar do perdão é algo maravilhoso.
Deus tem moral para acusar e condenar, mas Ele prefere perdoar. Ele fez e faz isso por você e por mim. Isso não é maravilhoso?
Pastor Jacson Junior Ollmann
Nenhum comentário:
Postar um comentário