Leitura bíblica: Joel 2.12-19
Texto bíblico aqui: www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=71
Destaque: O SENHOR Deus diz: “Mas agora voltem para mim com todo o coração, jejuando, chorando e se lamentando. Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração”. (v.12,13)
Rasguem o coração...
Você já deve ter rasgado papéis, roupas... mas agora é convidado a rasgar o coração. O profeta Joel traz um sentido mais profundo de um costume do povo que em sinal de arrependimento, rasgava a roupa. Mas esse costume pode tornar-se sem sentido, nada além de um simples costume. Por isso, rasguem o coração!
Alguma vez você pensou sobre a validade de sua vida religiosa, suas orações, etc?
O pecado nos torna mascarados de bonzinhos e justos em nossa religiosidade. Joel, por outro lado, proclama a mensagem de Deus: “Voltem para mim... rasguem o coração.”
Rasgar o coração não é fácil, mas dolorido. “Jejuando, chorando e se lamentando” (v.12) são sinais reais e verdadeiros que Deus exigiu do povo, não apenas costumes exteriores. Arrependimento, vergonha, culpa é algo dolorido e que rasga o coração.
Na verdade, rasgar o coração não é algo possível para o ser humano que é por natureza pecador. Por isso, Deus nos chama de volta a fim de que Ele rasgue nosso coração, a amizade com o pecado.
Quando analisarmos os nossos pecados olhando para a Cruz de Cristo, saberemos por que é necessário rasgar o coração. O profeta Joel exorta e encaminha-nos de volta para Deus: “Voltem para o SENHOR, nosso Deus, pois ele é bondoso e misericordioso; é paciente e muito amoroso e está sempre pronto a mudar de idéia e não castigar.” (v.13)
Você está disposto a que Deus rasgue seu coração e o restaure com seu divino amor?
A Quaresma nos faz meditar no sofrimento de Cristo, sem perder a esperança do perdão que Ele conquistou naquela mesma cruz. Em Cristo, teremos um coração renovado pelo Deus gracioso!
Pastor Jacson Junior Ollmann
Nenhum comentário:
Postar um comentário