Leitura bíblica: Lucas 1.26-38
Texto bíblico aqui: www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=71
Destaque: O anjo veio e disse: — Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você. (v.28)
Maria, muito abençoada...
Maria é uma das principais personagens do Natal, pois é a mãe de Jesus. Uma jovem, provavelmente entre 12 e 14 anos, de casamento marcado com José, foi a escolhida por Deus a fim de se cumprir a profecia: “Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará.” (v.33) Por estar de casamento marcado com José, descendente de Davi, por meio de Maria a promessa seria cumprida.
Maria não é alguém que abençoa, mas foi abençoada por Deus. É cheia de graça não por si só ou por merecimento, mas ela encontrou graça em Deus que a favoreceu como mãe do Filho do Altíssimo. (v.32)
Maria é um exemplo para os cristãos, pois sua atenção à mensagem de Deus transmitida pelo anjo e a confiança em tal mensagem é algo a ser aprendido e seguido. Em vez de ignorarmos a Palavra, tapando nossos ouvidos, desviando os olhos e o coração para os interesses humanos, aprendamos a dar atenção ao Senhor, como Maria o fez.
Idolatrar Maria não convém, pois Jesus disse: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. (Mt 4.10) Odiar, rejeitar ou ignorar Maria também não é correto, mas podemos lembrar dela como um exemplo de dedicação e servidão a Deus, como ela mesmo disse: Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer! (v.38) Os servos não são adorados, mas sim o SENHOR o qual os servos e servas adoram.
Maria é coadjuvante no Natal. Ela foi e é importante sim, pois serviu para concretizar o que o anjo anunciou: Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. (v.31) Jesus é o principal personagem do Natal porque tudo e todos “giram” em torno dEle e o alvo de Jesus é a nossa salvação.
A exemplo de Maria, José, pastores, reis magos e anjos estejamos em comunhão com nosso Senhor, servindo-O e nos alegrando com a notícia do nascimento do Salvador para o nosso bem, cujo Reino dura para sempre. Assim, certamente seremos também muito abençoados.
Pastor Jacson Junior Ollmann
Nenhum comentário:
Postar um comentário