Leitura bíblica: Gênesis 50.15-21
Leia o texto bíblico aqui: www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=71
Destaque: Não tenham medo; eu não posso me colocar no lugar de Deus. (v.19)
No lugar de Deus...
O lugar de Deus é cobiçado desde os primeiros tempos. Lúcifer se revoltou contra Deus e foi expulso do céu. Adão e Eva queriam ser conhecedores do bem e do mal, como Deus e assim, o pecado entrou no mundo.
Por meio do relato bíblico de hoje, constatamos que diariamente somos tentados a nos colocar no lugar de Deus para julgar pessoas e situações.
José estava com “a faca e o queijo na mão” diante dos seus irmãos que o maltrataram anos antes. E agora José?
Talvez você já tenha sido prejudicado por alguém, talvez pelos seus irmãos. Conseguiu se vingar?
José poderia se vingar, como pensaram seus irmãos: Talvez José tenha ódio de nós e vá se vingar de todo o mal que lhe fizemos. (v.15) Mas a justiça humana se difere da justiça divina, pois onde o ser humano exige vingança, Deus exige perdão. José respondeu: Não tenham medo; eu não posso me colocar no lugar de Deus. É verdade que vocês planejaram aquela maldade contra mim, mas Deus mudou o mal em bem para fazer o que hoje estamos vendo, isto é, salvar a vida de muita gente. (v.19,20)
Você já negou o perdão a alguém que o prejudicou? Você já prejudicou alguém a ponto de lhe ser negado o perdão?
No lugar de Deus, somente Deus! Ele faz justiça por meio do seu Filho Jesus porque Sua exigência é perdão. José lembrou que Deus mudou o mal em bem e não ousou estar no lugar de Deus. José refletiu a vontade do seu Deus e perdoou os seus irmãos.
Para que a nossa história tenha um final feliz, Jesus conquistou o perdão de Deus em nosso favor. E ainda nos ensinou a pedir e dar o perdão na oração do Pai Nosso: ...e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores.
Não se coloque no lugar de Deus, mas reflita a vontade dAquele que sempre exige perdão, para um eterno final feliz.
Pastor Jacson Junior Ollmann
Nenhum comentário:
Postar um comentário