quinta-feira, 28 de julho de 2011

REFLEXÃO: Compre de graça...

Leitura bíblica: Isaías 55.1-5



        Compre de graça...

        Provavelmente você ficaria surpreso se um carro de som passasse em frente à sua casa oferecendo produtos: “Compre de graça!”
O profeta Isaías faz o papel do anunciador (porta-voz de Deus), oferecendo satisfação para um povo sedento, faminto e desanimado por causa do exílio na Babilônia. O anúncio é importante e por isso, Isaías usa palavras que convidam: "Escutem e venham". É um chamado para dar atenção à mensagem e não ficar de braços cruzados, mas de fato vir ao encontro de quem oferece. O profeta fala num tom de ordem, pois se as pessoas permanecerem onde e como estão, não receberão o que se oferece.
        Chama atenção o trocadilho no versículo 1: “Compre de graça”. O que é de graça não deveria ser comprado, mas recebido; não vendido, mas distribuído. Mas Deus tem uma acusação, um alerta: “Por que vocês gastam dinheiro com o que não é comida? Por que gastam o seu salário com coisas que não matam a fome?” (v.2) O povo estava desperdiçando seus ganhos com o que não satisfaz.
        Compre de graça mostra que Deus quer algo de nós. Mas o que temos para oferecer? Nossos pecados, nossa indignidade e extrema pobreza! É duro ouvir os filhos pedindo leite e não ter como comprar. Pior do que isso é ouvir o choro e o ranger de dentes pelo desespero dos filhos que não receberam o leite espiritual (1Pe 2.2), com fome e se espiritual, sem a alegria eterna.
        Deus usa a água, a comida, o leite e o vinho para falar da satisfação que se encontram nEle. Não precisamos buscar Deus para coisas espirituais e o mundo para coisas materiais, pois tudo se encontra em Deus. Por isso: “Escutem, venham e comprem de graça” em Deus.
        “Escutem-me e venham a mim, prestem atenção e terão vida nova. Eu farei uma aliança eterna com vocês e lhes darei as bênçãos que prometi a Davi.” (v.3) Cristo é a descendência de Davi que permanece para sempre, assim como a aliança eterna de Deus. Jesus sofreu e pagou pelos nossos pecados com sua morte na cruz. Ele ressuscitou e nos dá acesso à satisfação que dura para sempre. Em Cristo, ouvimos e aceitamos o “Compre de graça” POR GRAÇA de Deus.

Pastor Jacson Junior Ollmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário