Leitura bíblica: Salmo 116.1-14
Não são raras as situações em que precisamos persistir até alcançar o objetivo. É assim nos estudos, no trabalho, na família, etc. Alguma vez você já desistiu por não ser persistente?
No Salmo de hoje, lemos situações de perigo e de morte sofridas pelo salmista. Ele tinha razões para “chutar o balde” e resolver as coisas ao seu modo. Assim a gente pensa, especialmente quando achamos que Deus nos abandonou.
As situações difíceis não significam que Deus abandonou, pois são comuns na vida de todos, em maior ou menor intensidade. Até Jesus sofreu e morreu por causa do pecado que é, na verdade, a causa de todo o sofrimento.
O salmista nos dá uma lição de persistência. Primeiro, disse a si mesmo: Meu ser inteiro, continue confiando em Deus, o Senhor. (v.7a) Depois de ter sido ajudado, ele confessa sua persistência: Eu continuei crendo... (v.10a) Não parei de crer (v.11a).
As dificuldades aparecem e muitas delas servem para provar a nossa fé (1Pe 1.7), mas Jesus nos aconselha a persistir porque no mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo. (Jo 16.33)
Se o nosso objetivo é vencer, seja em qual for a situação, o melhor é estar unido a Jesus que é o Vencedor e Salvador. Em sua Palavra somos orientados; no Batismo temos a certeza de que pertencemos ao povo de Deus; na Santa Ceia recebemos fortalecimento na fé, perdão e vida nova.
Persistir nem sempre é fácil, mas em Cristo podemos confiar plenamente e antes da solução dos problemas, podemos dar graças porque Ele nos salvou. (v.14) Essa é a esperança que temos mediante a fé, que nos faz ter persistência.
Pastor Jacson Junior Ollmann
Nenhum comentário:
Postar um comentário