Leitura bíblica: Mateus 23.36-56
(Não tem Bíblia? Click e leia: www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=71 )
Beijo traidor...
O sinal que deveria ser de respeito e consideração foi o beijo traidor: “Prendam o homem que eu beijar, pois é ele.” (v.48) Esse foi o combinado de Judas.
Em algumas cidades brasileiras, acontece a famosa “malhação de Judas”, onde o povo faz um boneco simbolizando Judas (ou outros) para descontar a raiva e emoções diante da traição a Jesus, no caso.
À parte dessa tradição folclórica, o beijo traidor de Judas é símbolo dos nossos pecados. Quantas vezes traímos, desobedecemos... pecamos contra Deus? Qual o sentimento de Deus diante dos pecadores? Condenar... malhar?
Tudo aconteceu para se cumprir o que os profetas escreveram nas Escrituras (v.56), ou seja, alguém tinha que ser o traidor. No entanto Jesus morreu por todos, pelo que deu o beijo traidor, por você e por mim. Vemos assim, o quanto Deus ama o pecador, apesar dos pecados! Ele quer salvar e não condenar, quer perdoar e não malhar. Jesus foi “malhado” e morreu, pagando a nossa culpa.
As tentações existem e são fortes, por isso, Jesus deixou o conselho: Vigiem e orem para que não sejam tentados. (v.41) O beijo traidor deve ser tido como sinal de alerta para não pecarmos. Mas que nossos gestos de amor a Deus e ao próximo sejam como um beijo de paz no rosto de Cristo.
Pastor Jacson Junior Ollmann
Nenhum comentário:
Postar um comentário